Química geral experimental - densidades de soluções
TÉCNICAS DE AFERIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Ribeirão Preto 2012
1. Introdução:
A concentração é a razão da massa do soluto pelo volume do solvente. O que esta sendo dissolvido chama-se de soluto e o que se está sendo usado para dissolver o soluto é chamado de solvente. A densidade de uma substância ou mistura é a razão do valor da massa pelo volume por ela ocupado. É possível desco0brir a densidade de uma solução através do método indireto do uso de uma proveta, um instrumento cilíndrico graduado usado para medir o volume de substancias liquidas porem sem muita precisão.
2. Objetivo:
Determinar a densidade de soluções e avaliar o comportamento da densidade com a variação da concentração da solução.
3. Materiais e metodologia
3.1. Materiais:
-Proveta de 100 ml e 50 ml. -Pipeta volumétrica de 25 ml e 10 ml. -Água destilada. -Solução de NaCl 200g/L. -Solução de etanol 95%. -Balança analítica.
3.2. Metodologia:
Pesou-se uma proveta de 100 ml seca, completou-se a proveta com uma solução de NaCl 200g/L e pesou-se, pipetou-se 25 ml da solução presente na proveta e descartou-se, completou-se a proveta com água destilada e pesou-se novamente, repetiu-se o procedimento por mais três vezes tomando nota dos resultados. Em seguida pesou-se uma proveta de 50 ml seca, completou-se com etanol 95% e pesou-se, pipetou-se 10 ml da solução presente na proveta e descartou-se, completou-se a proveta com água destilada e pesou-se novamente, repetiu-se o procedimento por mais três vezes tomando nota dos resultados.
4. Resultados e discussões
4.1. Resultados:
4.1.1. Experimento com NaCl:
4.1.1.1. Aferição das massas:
Massa proveta (100 ml) seca: m =