Circuitos e Instrumentação
Circuitos e Instrumentação
Professor: Henrique Barbosa
Física Experimental 3
Instituto de Física – USP
07/09/2012
Resumo
O trabalho desenvolvido teve por linhas gerais familiarizar os alunos com os equipamentos e métodos utilizados em Física Experimental III. Um dos principais resultados encontrados foi o da resistência interna do multímetro operando como voltímetro 9,7(3)MΩ e como amperímetro um valor de 2,15(2)Ω e qual seria o efeito dessa resistência aliada a um determinado tipo de circuito na medida de uma resistência R desconhecida. Encontramos que se a resistência R for muito grande o circuito 1 (figura 1) é o mais adequado e caso R seja uma resistência pequena o melhor circuito a utilizar será o circuito 2 (figura 1). Esses resultados são importantes, pois podemos estar medindo uma resistência R desconhecida e encontrar um valor completamente errado para ela, se não tomarmos cuidado na escolha do melhor circuito para aquele tipo de resistência.
A ultima parte do trabalho descreve um estudo feito com campos elétricos em capacitores onde aplicamos uma tensão de 9,0V entre as placas paralelas de cobre e medimos as componentes Ex = 444 e Ey =4444 do campo elétrico. Esta experiência foi muito importante, pois verificamos alguns efeitos bastante discutidos nas disciplinas de teoria em Eletromagnetismo como a existência de equipotenciais, homogeneidade do campo elétrico dentro do capacitor e efeitos de borda.
1. Introdução
O Laboratório de Física Experimental III tem como objetivo estudar fenômenos eletromagnéticos. Porém, geralmente, os alunos que estão cursando o Laboratório nunca tiveram muito contato com os equipamentos, como por exemplo, resistores, transformadores, geradores, multímetros, etc. Conclui-se então, que é muito importante para os alunos uma etapa de adaptação a uma nova realidade onde ele é o responsável pela tomada de dados, analise e discussão critica sobre o fenômeno observado e