Circuitos lógicos Combinacionais
Relatório
Experimento 02
Circuitos Lógicos Combinacionais
Nomes:
Matriculas:
Assinaturas:
Laryssa Lorrany Olinda Costa
12/0060973
Marcelo Ferreira Magalhães Júnior
12/0017792
Turma: EE
Data de entrega: 03/10/2013.
Data de realização: 26/09/2013.
Introdução:
Um circuito lógico combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas que determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas por não possuir característica de armazenamento de memória. Ele realiza uma operação de processamento de informação a qual pode ser especificada por meio de um conjunto de equações Booleanas. Cada combinação de valores de entrada pode ser vista como uma informação diferente e cada conjunto de valores de saída representa o resultado da operação.
A construção de um circuito lógico combinacional então envolve um processo que inclui a análise detalhada do problema a ser resolvido. Primeiro deve-se identificar as variáveis de entrada e saída, definir a representação dos níveis lógicos, realizar as combinações das variáveis de entrada, montar a tabela verdade do problema e por fim obter a expressão lógica de saída. Após a obtenção dessa expressão, já é possível realizar a implementação do circuito, no entanto, a sua simplificação é recomendável, pois gera um circuito mais simples e mais barato.
Por meio do estudo desses circuitos, pode-se entender o funcionamento de circuitos somadores, somadores completos, subtratores, codificadores, decodificadores, circuitos que executam prioridades, dentre outros circuitos utilizados na construção de computadores ou sistemas digitais.
Neste relatório, será apresentado um circuito lógico combinacional digital que informa os números de um registro acadêmico por meio de um display de sete segmentos e conversor BCD.
O display de sete segmentos é um elemento formado por sete leds com formato de segmento, posicionados de modo a