Poríferos
PORÍFEROS
Alunos: Camila
Délis
Jaymes
Juliana
Curso: Mineração Disciplina: Biologia
Os poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias.
Características
O porífero, também chamado de esponja, pertence ao filo Porifera e é um animal que se caracteriza por possuir o corpo cheio de poros microscópicos. Os poríferos são animais aquáticos, encontrados em mares polares e tropicais.
Os poríferos são animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc. e não apresentam nenhum tipo de movimentação. Suas cores variam entre cinza, vermelho, laranja e violeta, e suas formas são bem variadas, podendo medir desde poucos centímetros até dois metros de altura.
Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, geralmente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.
Tipos morfológicos das esponjas
Organização do corpo dos poríferos
O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador').
Estrutura de um porífero
Os poríferos são animais que possuem uma estrutura corporal muito simples (composta de células encontradas somente nesses animais e outros órgãos,