Circuitos Elétricos
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL Turma: C2
Semestre: 4° Ano Letivo: 2012
Disciplina: Circuitos Elétricos
Os choques elétricos produzidos no corpo humano podem provocar efeitos que vão desde uma simples dor ou contração muscular até paralisia respiratória ou fibrilação ventricular. Tais efeitos dependem de fatores como a intensidade da corrente elétrica, duração, resistência da porção do corpo envolvida. Suponha, por exemplo, um choque produzido por uma corrente de apenas 4 mA e a resistência da porção do corpo envolvida seja de 3kΩ. Então podemos afirmar que o choque elétrico pode ter sido devido ao contato com:
a) Uma pilha grande de 1.5V.
b) Os contatos de uma lanterna contendo uma pilha grande de 6.0V.
c) Os contatos de uma bateria de automóvel de 12V.
d) Uma descarga elétrica produzida por um raio num dia de chuva.
Dois fios, um de cobre com resistividade 1,7.10-8Ω.m e o outro de alumínio com resistividade 2,8.10-8 Ω.m, possuem o mesmo comprimento e o mesmo diâmetro. Se ambos forem percorridos pela mesma corrente (i), pode-se afirmar que:
a) As resistências ôhmicas dos dois fios são iguais.
b) A ddp é menor no fio de Cobre.
c) O fio de cobre fica submetido a um campo elétrico maior do que o do fio de alumínio.
d) A perda de energia pelo efeito Joule é menor no fio de alumínio.
Um resistor de 100Ω é percorrido por uma corrente elétrica de 20 A. A diferença de potencial (ddp ou tensão) nos terminais do resistor, em volts, é igual a:
a) 2
b) 5
c) 200
d) 2000
Um chuveiro elétrico é submetido a uma d.d.p de 220V, sendo percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 10 A. A resistência elétrica do chuveiro é:
a) 210Ω
b) 40Ω
c) 22Ω
d) 60Ω
Uma associação em série de dois resistores, R1 = 2Ω e R2 = 4Ω está submetida a uma d.d.p de 24V. A intensidade de corrente elétrica em cada resistor vale, respectivamente:
a) 12 A & 16 A
b) 10 A &