Circuitos Elétricos
Corrente elétrica é o fluxo de elétrons que ocorre entre dois pólos com uma certa diferença de potencial eletrostático (ddp), popularmente conhecida como voltagem. Métodos para medir e controlar a corrente elétrica são uma preocupação em diversos campos do conhecimento.
Por convenção, a corrente elétrica é adotada como tendo a mesma direção e sentido do campo elétrico no interior de um condutor, ou seja, do polo positivo (maior potencial eletrostático) para o negativo (menor potencial eletrostático), oposto ao sentido de movimentação real dos elétrons.
Um circuito elétrico é um conjunto de dispositivos que permitem a passagem de uma corrente elétrica (fluxo ordenado de elétrons) quando ele está fechado, ou seja, quando existe um caminho que os elétrons podem percorrer de um polo ao outro do gerador de ddp. No caso desse experimento, havia apenas o gerador (fonte) e resistores, cujas determinações do valor de resistência elétrica constituíam o objetivo do experimento.
Um circuito elétrico aberto. Nessa configuração, não há um caminho para os elétrons irem de um polo ao outro do gerador, portanto, não há corrente elétrica no sistema.
Fonte: http://tecnologiadoglobo.com
Quando há apenas um caminho desobstruído para a corrente elétrica passar de um polo ao outro, o valor da corrente e da ddp são os mesmos em todos os pontos do circuito. Por outro lado, quando há interferências no caminho, tais como associações de resistores e nós (pontos onde a corrente se divide, indo para os ramos do circuito), é possível encontrar diferentes valores de corrente e de ddp em diferentes trechos do circuito.
Um dos métodos de controle de corrente elétrica mais simples e conhecidos são os dispositivos que oferecem resistência à passagem de corrente elétrica (resistores). Resistores são dispositivos que contem resistência elétrica. No geral, eles realizam a transformação de energia elétrica em energia térmica. A resistência é medida em ohm (Ω), que equivale a