Circuitos elétricos / simulações
Aluno: Alexandre Gomes de Almeida Filho – 1015180191
Circuito I – Atividade 01 Temos um circuito com um resistor em paralelo com a fonte, onde devemos achar a função que representa a corrente que passa no resistor. Para isso colocamos um resistor de 1Ω em série com a carga e determinamos o gráfico da tensão nesse resistor que por ser de 1Ω o mesmo gráfico que representa a tensão, representa a corrente. O circuito e o gráfico são os seguintes:
Circuito II – Atividade 01 Nesse circuito fizemos um indutor em paralelo com a fonte, no mesmo devemos encontrar a função que representa a corrente da fonte e do indutor, para isso usamos o mesmo método utilizado no Circuito I com o resistor de 1Ω. Dessa forma, obtemos os seguintes resultados para o circuito abaixo:
Circuito III – Atividade 01 A metodologia utilizada nesse terceiro circuito, foi a mesma utilizada nos circuitos acima, porém nesse em particular usamos um capacitor com a fonte de alimentação e obtivemos os seguintes resultados:
Com os simples circuitos acima, podemos detectar as teorias estudadas em sala de aula, que para um circuito com resistor, a corrente estar em fase com a corrente da fonte, já para o circuito com um indutor a corrente estar adianta em noventa graus em relação a corrente da fonte e para o circuito com capacitor a corrente estar atrasada noventa graus em relação a corrente da fonte. Com os circuitos, os gráficos e os pequenos cálculos com base no tempo podemos notar essas teorias.
Atividade 02
Na segunda atividade, foi montado o circuito dado pelo professor onde foram medidas as tensões e correntes solicitadas, preenchendo a uma tabela. Porém esse circuito foi controlado por um potenciômetro onde para quatro valores diferentes, foram medidas as variáveis quatro vezes. Além dessas medições foram estudadas as formas de onda nos componentes do circuito. O circuito, as medições e os gráficos estão abaixo.
Como podem ser observados nas