Circuitos Elétricos 2 - Diagrama Unifilar
A maioria dos sistemas elétricos de potência é em corrente alternada. As instalações em corrente contínua são raras e tem aplicações específicas tais como transmitir grandes blocos de energia a longa distancia. As informações sobre sistemas de corrente contínua normalmente são objeto de literaturas bastante especializada.
As aplicações com corrente alternada, de grande potência, são principalmente trifásicas. Apenas algumas aplicações específicas utilizam mais de três fases. A utilização de redes com uma ou duas fases são destinados a suprimentos de instalações de pequenas potências e baixas tensões, tais como instalações residenciais ou industriais. A distribuição de energia elétrica rural é também um exemplo de instalações com uma ou duas fases.
As instalações trifásicas são construídas de tal forma que cada uma das três fases tenham comportamentos idênticos. Assim as instalações trifásicas podem ser representadas no formato monofásico, apenas raramente se torna necessário a representação completa de um diagrama de circuitos com três fases.
Em sistemas de potência utiliza-se largamente a representação das grandezas elétricas em pu (por unidade). A sua utilização atual se deve mais a razões históricas e tradição do que propriamente a sua utilidade. A origem de sua aplicação se deveu a necessidade de simular sistemas elétricos em laboratórios, objetivando adequar as grandezas do sistema aos componentes existentes nos laboratórios. Como por exemplo a representação de uma fonte de tensão de 13,8 kV de um sistema elétrico por uma fonte de 100 V existente no laboratório.
DIAGRAMA UNIFILAR
Um SEP típico é formado por várias estações geradoras conectadas através de linhas de transmissão a grandes centros de carga, onde a potência é distribuída aos consumidores pelo sistema de distribuição, formado por linhas de distribuição e transformadores. Assim, é adotada uma simplificação onde os componentes do sistema são representados