circuito
1. Introdução
A Cinética Química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reação. As reações químicas têm permitido à humanidade resolver muitas das questões que a desafiam. No entanto, para que isso fosse possível, foi necessário aprender como alterar a velocidade das reações seja acelerando as excessivamente lentas ou retardando as muito rápidas. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações químicas, além ser muito importante para a indústria, também está relacionado ao nosso cotidiano.
Por exemplo, quando guardamos alimentos na geladeira para retardar as reações que levam a decomposição ou usamos uma panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos.
Uma reação química é um rearranjo de átomos provocado pelas colisões (choques) entre as partículas dos reagentes. Para que ocorra uma reação química algumas condições são necessárias:
· Afinidade química entre as substâncias;
· Moléculas dos reagentes devem colidir entre si;
· Colisão deve ocorrer com geometria favorável à formação do complexo ativado;
· Energia das moléculas que colidem entre si deve ser igual ou superior à energia de ativação.
A velocidade de uma reação química pode ser definida como a variação na concentração molar do reagente ou produto por unidade de tempo. Assim como a concentração molar, a massa, o número de mols e o volume podem ser variados e considerados no cálculo da velocidade da reação. Alguns fatores podem alterar a frequência de colisões entre os reagentes de uma reação química, aumentando ou diminuindo a velocidade com que ela ocorre. Tais fatores podem ser:
· Temperatura
· Pressão
· Concentração de reagentes
· Superfície de contato
· Catalisadores ou inibidores
Assim, algumas reações são extremamente rápidas como a reação de combustão instantânea entre os gases hidrogênio e