economia
Economia
Produção Econômica
Márcia Aparecida Carvalho Lanna
21/01/2010
Produção Econômica Os bens são capazes de satisfazer as necessidades humanas, portanto são imprescindíveis. Bens livres são os que não podem ser comprados por nenhuma moeda, já os bens econômicos têm valor real e são adquiridos através de relações econômicas; podem ser tangíveis caracterizando-se pelo tempo de fabricação versus o de consumo ou imateriais (intangíveis) como a prestação de serviços, por exemplo.
- Bens de consumo: satisfazem as necessidades humanas de forma direta.
- Bens de capital ou bens de produção: satisfazem indiretamente as necessidades humanas, fazem parte de um processo. Podendo ser de consumo final ou intermediário, particular ou público.
Fatores de produção são:
- Os recursos naturais: provenientes da natureza - remuneração: aluguel.
- Os recursos humanos: trabalho - remuneração: salários.
- O capital: são os bens de produção - remuneração: juros.
- Capacidade empresarial: é o trabalho de gerência da produção econômica - remuneração: lucro ou prejuízo oriundo do negócio.
- Tecnologia: são métodos de produção - remuneração: royalty.
- Produção econômica: é a produção de bens de consumo e de bens de produção, cuja possibilidade limite de produção é a fronteira de possibilidades de produção (FPP), caracterizada por recursos fixos, sempre utilizando a capacidade máxima e também a melhor tecnologia possível, “pagando” o custo de oportunidade (escolhendo determinada produção e desprezando as demais).
- Lei dos custos crescentes: causada pela diferença de produtividade dos fatores de produção acarretando o aumento do custo de oportunidade.
- Lei dos rendimentos decrescentes: caracteriza-se pela substituição de um fator de produção por outro.
- Curva de possibilidade de produção: seus pontos representam as situações de produção desejáveis. Abaixo da curva está ocorrendo a capacidade ociosa. O aumento dos