CIRCUITO SIMPLES: SERIE E EM PARALELO
Para funcionar perfeitamente, os circuitos eletrônicos necessitam de correntes e tensão de polarizações adequadas. Por esse motivo, é necessário estudar o componente que possibilitará essa adequação.
Resistor é um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica, sendo elementos de circuito que consomem esta energia, convertendo-a integralmente em energia térmica. À medida que os elétrons passam pelo fio, as colisões entre os elétrons e os átomos do metal, fazem aumentar a agitação térmica dos átomos. Os resistores têm como função atenuar a corrente elétrica.
Associação de Resistores: Os resistores podem ser ligados (associados) de vários modos. Os dois mais simples são associação em série e associação em paralelo. Associação em série: Neste tipo de associação, a mesma corrente atravessa todos os resistores. Podemos calcular o resistor equivalente a uma dada associação em série. Basta lembrarmos que a corrente que atravessa o resistor equivalente, para uma dada ddp entre seus extremos, deve ser a mesma que atravessa toda a associação, enquanto a ddp é a soma. Neste caso todos os resistores são percorridos pela mesma corrente. Associação em paralelo: Este tipo de associação tem como característica a mesma ddp entre seus extremos. A corrente que chega à associação se divide percorrendo "paralelamente" cada elemento.
OBJETIVO
Estudar o comportamento da tensão e da corrente em associação de resistores em circuitos em série e em paralelo.
MATERIAL
3 resistores de valores diferentes 100,150 e 220 ohms;
1 fonte de tensão variável;
Fios para ligação;
2 multímetros;
4 cabos banana/jacaré
1 cabo banana/banana
METODOLOGIA
Primeiramente configuramos um dos multímetros como ohmímetro e medimos o valor de cada resistência sendo a R1 (dourado, marrom, preto, marrom) R2 (dourado, marrom, vermelho, marrom) R3 (dourado, roxo, vermelho). Apartir das figuras dadas no roteiro montamos o circuito em série. Configuramos o