Circuito rectificador
Os circuitos rectificadores são circuitos eléctricos elaborados para a conversão de corrente alternada em contínua. Utiliza-se para este processo elementos semicondutores, tais como os diodos e tiristores, alem de um transformador.
O processo de transformação de corrente alternada para corrente contínua, geralmente é composto por transformador, rectificador, filtro e carga, onde o transformador tem a função de reduzir ou elevar a tensão disponível, que será enviada ao rectificador, onde a corrente alternada, que é bidireccional, é convertida em uma corrente unidireccional corrente contínua. No filtro, a tensão, que ainda apresenta oscilações, é estabilizada.
Por fim, a carga recebe essa tensão filtrada.
Dentro desse processo actuam os diodos e os tiristores, compostos por junções PN (positivo - negativo) que são a justaposição de materiais semicondutores. Um diodo conduz corrente em apenas um sentido, impedindo corrente reversa. O tiristor tem a função de abrir e fechar circuitos com grandes cargas, como motores, electroíman e aquecedores, e converter AC em DC ou DC em AC.
Os tiristores possuem dois estados de funcionamento: o corte e a condução, sendo assim dispositivos de comutação. Os circuitos rectificadores dividem-se em dois grupos principais, os de meia-onda e os de onda completa.
Rectificador de meia onda
De acordo com Senai Fiemg pag (6) O retificador de meia onda, permite que apenas um semi-ciclo da onda circule pela carga. Neste retificador utiliza-se apenas um diodo que conduz em um semi-ciclo da corrente quando estiver polarizado diretamente.
O diodo tem a característica de conduzir corrente somente num sentido e devido a esta característica unidireccional, o mesmo é utilizado para rectificar.
O diodo ideal com polarização direta comporta como uma chave fechada e com polarização reversa comporta como uma chave aberta.
O diodo real tem resistência directa muito baixa e resistência reversa muito alta.
Funcionamento do