circuito RC
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CIRCUITO RC
Maringá 2013
Sumário
1 – INTRODUÇÃO Um capacitor é um dispositivo usado para armazenar energia elétrica na forma de campo elétrico. Ë constituído de duas placas metálicas planas de áreas S separadas por um isolante (dielétrico) de espessura d.
O capacitor é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante um certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo.
Um capacitor é caracterizado por uma grandeza chamada de capacitância (C) a qual está associada à capacidade que tem o capacitor de armazenar cargas. Quanto maior a capacitância maior a capacidade de armazenar cargas. A capacitância depende da área das placas e da espessura do dielétrico.
A forma mais prática de carregar um capacitor é ligar suas placas aos polos de uma fonte; ele se carrega instântaneamente. Porém, para acompanhar esse processo, podemos introduzir o capacitor em um circuito, em série com um resistor (circuito RC), como na figura abaixo,
Figura 1: Circuito RC
onde é a força eletromotriz, R é a resistência do resistor e C, a capacitância do capacitor.
No circuito RC a corrente no resistor é variável durante a carga e descarga do capacitor.
Processo de carga do capacitor
Ligando a chave ( s ) ao terminal ( a ), da Fig.(23), se estabelece uma corrente que, inicialmente, tem valor i = i0 = ε /R. No entanto, a medida que o capacitor começa a se carregar, a corrente no resistor vai diminuindo,até atingir valor zero. Neste instante, o capacitor está completamente