circuito pwm
PWM – Pulse Width Modulation.
Esta tecnologia tem a função de fazer o controle da tensão na carga. A queda de tensão no resistor. Um dos fatores importantes que o circuito compõe é um consumo de corrente elétrica, que uma vez pelo resistor o circuito terá uma corrente sendo desperdiçada causando o aquecimento das trilhas do circuito exigindo o uso de dissipadores de calor, necessitando de bastante espaço para garantir o resfriamento das trilhas.
O PWM é um controle de tensão baseado em um interruptor de alta frequência, abrindo e fechando várias vezes muito rápido garantindo um ótimo controle de chaveamento.
O chaveamento ocorre quando média na carga é reduzida pela metade do valor total.
Imaginamos dois tempos t1 e t2. Quando t1 esta nível lógico 1, automaticamente t2 fica em valor médio reduzido e quando t2 esta em nível 1, t1 fica em valor médio maior que a metade. Ocorrendo o chaveamento do circuito e com variação da largura dos pulso em nível lógico 1 podemos conseguir valores maiores ou menores na carga.
Aplicação Este tipo de controle tem a vantagem de operar em fontes chaveada com um ótimo rendimento pois este tipo de fonte exige a tensão de entrada com o seu valor reduzido na saída, com o pwm cumprindo com a sua função no chaveamento da tensão dividindo o valor médio pela metade do valor máximo.
Circuitos integrados
Para sua implementação o pwm participa do funcionamento de muitos circuitos integrados. Muitos deles exigindo o uso de ponte H fazendo a reversão do sentido.
Um circuito que pode ser comparado ao nosso assunto neste tipo de aplicação é o LMD18200, que consiste a aplicação de uma ponte H com o controle PWM.
Breve descrição de ponte H: Ponte H é um circuito eletrônico que permite que o microcontrolador forneça a corrente necessária para o funcionamento do Motor de corrente contínua, visto que o micro controlador normalmente trabalha em 5V e em baixas correntes, enquanto o motor DC costuma exigir altas potências.