Modulação por largura de pulso
Resumo – Este artigo tem o objetivo de analisar e comprovar a teoria estudada na parte teórica da disciplina de Eletrônica de Potência com relação à modulação por largura de pulso (PWM). Com base nos estudos e auxílio de bibliografia complementar, será verificado o comportamento das formas de onda geradas com e sem potenciômetro. Para capturar as formas de onda será utilizado um osciloscópio.
Palavras-Chave – PWM, potenciômetro, frequência, razão cíclica.
MODULATION FOR PULSE WIDTH
Abstract – This article aims to analyze and prove the theory studied in the theoretical part of the discipline of Power Electronics with respect to pulse width modulation (PWM). Based on the studies and assistance supplementary bibliography, will be checked the behavior of the waveforms generated with and without pot. To capture the waveform used is an oscilloscope.
Keywords – PWM, potentiometer, frequency, duty cycle.
I. INTRODUÇÂO
Os controles de potência, inversores de frequência, conversores para servomotor, fontes chaveadas e muitos outros circuitos utilizam a tecnologia do PWM (Pulse WidthModulation) ou Modulação de Largura de Pulso como base de seu funcionamento.
A técnica de Modulação por Largura de Pulso (PWM – Pulse WidthModulation) consiste em fazer variar a largura do pulso do sinal modulado, de amplitude constante, em função da amplitude do sinal modulante, no contexto de comunicação digital. Pode ser vista também como um tipo de circuito que gera onda quadradas com largura de pulso variável, que pode ser utilizada em controle de velocidade de motores ou a quantidade de energia que é transferida para um sistema de iluminação.
Modulação de Largura de Pulso, ou Pulse WidthModulation (PWM) é um tipo de circuito para controle de potência muito utilizado em fontes chaveadas e em outros circuitos de precisão.
Imaginamos que teoricamente, os circuitos PWM são capazes de comutarem em um pequeno intervalo de tempo,