Circuito elétricos ii
Um circuito simples pode ser usado para carregar um capacitor. Denomina-se circuito R-C um circuito que possui um resistor em série com um capacitor, tal como ilustrado na figura 1. O capacitor está inicialmente descarregado. Em um dado instante t=0s fecha-se a chave, completando o circuito e permitindo que a bateria seja carregada pela corrente. A corrente começa no mesmo instante em todas as partes do circuito, e a cada instante a corrente é a mesma em todas as partes. Como o capacitor está inicialmente descarregado, a diferença de potencial através dele é igual a zero para t=0s. (YOUNG, 2009)
À medida que o capacitor se carrega sua voltagem aumenta e a diferença de potencial através do resistor diminui, o que corresponde à diminuição da corrente. Depois de um longo tempo, o capacitor fica completamente carregado, a corrente torna-se igual a zero e a diferença de potencial através do resistor se anula. (YOUNG, 2009)
Figura 1 - (a) Capacitor inicialmente descarregado (b) Capacitor com carga Agora que o capacitor já está carregado, removendo a bateria do circuito R-C e conectando os pontos a e c (figura 2) a uma chave aberta. Depois se fecha a chave e cronometrando o tempo. Então o capacitor se descarrega através do resistor e sua q diminui ate zero. Neste caso a corrente tende a zero com o tempo. Exatamente a metade da energia total fornecida pela bateria é armazenada no capacitor, e a outra metade é dissipada no resistor. (YOUNG, 2009)
Figura 2 - (a) Capacitor inicialmente carregado (b) Descarregando o capacitor
2 – OBJETIVO
Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos.
3 – MATERIAIS
- 2 multímetros digitais;
- Fonte de tensão 6 Volts;
- Cronômetro manual;
- Placa de montagem.
4 – PROCEDIMENTO
4.1 – PARTE 1: CARGA E DESCARGA DE UM CAPACITOR
1 - Montou-se o circuito na placa para ensaios de circuitos elétricos:
- Ligou-se o pólo negativo da fonte