Relatório De circuitos elétricos Prática II
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
RELATÓRIO: PRÁTICA 02
DIVISOR DE TENSÃO E DIVISOR DE CORRENTE
Disciplina: Laboratório de circuitos elétricos
Professor:
Turma: A
Alunos:
Conteúdo
PRÁTICA 01 – DIVISOR DE TENSÃO E DIVISOR DE CORRENTE
INTRODUÇÃO
Este experimento e relatório visam observar os efeitos da aplicação de tensão sobre os terminais de resistores em série e em paralelo, ambos conhecidos por suas disposições em um circuito como divisor de tensão e divisor de corrente, respectivamente. Tal relatório disponibiliza os dados do experimento realizado tato em laboratório quanto no software simulador das condições do circuito.
PRÁTICA 01 – DIVISOR DE TENSÃO E DIVISOR DE CORRENTE
1. MARCO TEÓRICO
A "lei de Ohm" é uma das bases da teoria de circuitos, com ela podemos inferir diversas características inerentes aos componentes de um circuito, bem como uma análise mais profunda promove o estudo detalhado do comportamento de um circuito, dada uma excitação qualquer. Observe a imagem a seguir:
Figura 1
A corrente que circula no circuito é a mesma, ou seja, a corrente que atravessa o resistor 1 é a mesma no resistor 2. Se aplicarmos a Lei de Ohm a ambos os resistores, teremos: , ou seja, tal disposição dos elementos do circuito promove a divisão da tensão. A resistência equivalente do circuito, neste caso, é a soma algébrica das resistências, ou seja, . De ambas as fórmulas, podemos inferir o seguinte:
Temos:
, e (IV).
Substituindo a equação (IV) nas equações (I) e (II) temos:
, respectivamente. Ou seja, a queda de tensão provocada pelos resistores é "dividida entre os resistores na proporção direta de suas resistências" 1.
Quando dispomos os elementos resistivos em paralelo, temos uma divisão de corrente,