Anatomia
O sistema nervoso, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais. A membrana plasmática do neurônio transporta alguns íons ativamente, do líquido extracelular para o interior da fibra, e outros, do interior, de volta ao líquido extracelular.
O Sistema Nervoso é classificado em:
Sistema Nervoso Central (SNC) – que recebe, analisa e integra informações, é onde ocorre a tomada de decisões e envio de ordens. Divide-se em encéfalo e médula. Existem as chamadas substâncias cinzentas (formada pelos corpos dos neurônios) e a branca (por seus prolongamentos).
Sistema Nervoso Periférico (SNP)- carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). Divide- se em SNP Somático e SNP Autônomo.
TELENCÉFALO
É dividido em dois hemisférios cerebrais. Nestes, situam-se as sedes da memória e dos nervos sensitivos e motores. Entre esses hemisférios, estão ventrículos cerebrais e ainda como reservatório do Liquído Céfalo-Raquidiano, que participa na nutrição, proteção e excreção do sistema nervoso.
DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo)
O tálamo é responsável pela condução de impulsos ás regiões apropriadas do cérebro, onde eles devem ser processados e está relacionado com alterações no comportamento emocional. O hipotálamo é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, responsáveis pela homeostase corporal, controla a temperatura do corporal, regula o apetite e o balanço de água no corpo, o sono e está envolvido na emoção e comportamento sexual.
O TRONCO ENCEFÁLICO
Possui três funções principais: 1-receber informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os