Circuito eletrico resistivo em serie
EMBASAMENTO TEÓRICO
CAMPO ELETRICO
De uma forma bem simplificada, podemos dizer que campo elétrico é a região do espaço entorno de uma carga ou superfície carregada, onde qualquer corpo eletrizado fica sujeito à ação de uma força de origem elétrica. Se a carga geradora for positiva, o campo elétrico é de afastamento e se a carga for negativa, o campo é de aproximação. O valor do campo elétrico é definido pelo coeficiente da força F que atua sobre uma carga de prova q, conforme as formulas abaixo:
E= F/q ; F=KQq/d2 ; ( KQq/d2)/q ;
logo: E=KQ/d2
FORÇA ELETRICA
Carga elétrica é a propriedade inerente de determinadas partículas elementares, responsáveis por fenômenos elétricos. Existem cargas positivas ( prótons) e cargas negativas ( elétrons ), que obedecem a seguinte regra: Cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais contrários se atraem À força de interação entre essas cargas, dá-se o nome de FORÇA ELETRICA, que é calculada com a seguinte formula:
F=K [q1 x q2]/ d2
CONDUTOR E ISOLANTE
Um condutor é aquele elemento em que os elétrons estão fracamente presos ao núcleo e, por isso, tem fácil locomoção. Um isolante é aquele elemento em que os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo.
ELETRIZAÇÃO
Um corpo está eletrizado quando o número de prótons está diferente do número de elétrons e vice-versa. Como já foi mencionado anteriormente, corpos com cargas iguais se repelem e corpos com cargas diferentes se atraem (fig.1).
[pic] Fig.1 Atração e repulsão entre as cargas
PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO
ATRITO Na eletrização por atrito os corpos atritados adquirem cargas de mesmo módulo, mas com