Associação de Resistores
4
Associação de Resistores
Objetivo
Identificar em um circuito resistivo as associações serie e mista. Determinar a resistência equivalente entre dois pontos de um circuito elétrico resistivo, nas configurações serie e mista. Constatar experimentalmente as propriedades relativas a corrente e tensão em cada configuração do circuito.
Fundamentação Teórica
Utiliza-se associação de Resistores para aumentar ou diminuir o valor da resistência em um trecho de circuito elétrico, conforme conveniências do sistema elétrico em questão. Associação Série: um ramo de circuito elétrico e denominado circuito série se os vários componentes deste ramo são percorridos pela mesma corrente. Associação Paralela: dois ou mais ramos de um circuito elétrico são ditos ligados em paralelo se seus componentes estão submetidos a mesma tensão. As associações serie e paralela de Resistores são mostradas na figuras (1) e (2), respectivamente.
Figura (1a) Figura (1b)
Normalmente, são encontradas associações de resistores que apresentam trechos na configuração serie e trechos na configuração paralela. Estes circuitos são chamados de mistos ou associação serie-paralelo. A resistência equivalente de um circuito e definida como sendo a resistência de um único resistor que colocado em substituição ao arranjo inicial, permitiria a passagem da mesma corrente para a mesma tensão a que o circuito original e submetido.
Figura (2)
Circuitos elétricos em serie apresentam a seguinte característica:
A soma total de tensões em cada resistor e igual a tensão da fonte. Esta e uma conseqüência da lei de tensões de Kirchhoff que afirma que em qualquer caminho fechado percorrido em um trecho de circuito elétrico a soma das tensões e igual a zero. Circuitos elétricos em paralelo apresentam a seguinte característica:
A soma total de correntes em cada resistor e igual a corrente fornecida pela fonte. Esta e uma conseqüência da lei de correntes de Kirchhoff que afirma