ciptografia
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas.
Cripto
Nome: Hélder Filipe Fernandes Babo
Turma: DPM – A
Professora: Manuela Varela
Nº 7001
2|Page
Indice
Introdução à Criptografia...................................................................3
Chave criptográfica.............................................................................4
Cifras e códigos...................................................................................5
Objetivos principais da Criptografia...................................................6
Bibliografia.........................................................................................7
Professora: Manuela Varela
3|Page
Breve história: “Antigamente, a cifragem era utilizada na troca de mensagens, sobretudo em assuntos ligados à guerra, ao amor e à diplomacia. O primeiro uso documentado da criptografia foi em torno de 1900 a.c., no Egito”.
Introdução
O envio e o recebimento de mensagens privadas é uma necessidade antiga e por centenas de anos foi desenvolvida. Com o surgimento da internet,a criptografia foi se tornando cada vez mais fundamental para que o emissor e o receptor tenham acesso a tais informações.
Criptografia é o estudo dos princípios e técnicas, pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário, o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da Matemática, parte da Criptologia.
Professora: Manuela Varela
4|Page
Chave Criptográfica é um valor secreto que modifica um algoritmo de encriptação. A fechadura da porta da frente da sua casa tem uma série de pinos. Cada um desses pinos possui múltiplas posições possíveis. Quando alguém põe a chave na fechadura, cada um dos pinos é movido para uma posição específica. Se as posições ditadas pela