Cinética e equilíbrio químico
Centro de Ciências
Departamento de Química
Laboratório de Química
2 Prática 9: Cinética e Equilíbrio Químico
Química Geral para Engenharia
1. Objetivo
O objetivo deste experimento é verificar na prática os conceitos de cinética e equilíbrio químico, estudando os diversos fatores que poderão influenciar na velocidade das reações além de, a partir de várias concentrações iniciais de reagentes, determinar a constante de equilíbrio e verificar o princípio de Le Chatelier através do estudo de sistemas nos quais ocorre variação de concentração de reagentes e temperatura.
2. Introdução teórica
O equilíbrio químico acontece em todas os processos químicos, que é o ponto quando as velocidades de reação direta e inversa se igualam. A velocidade é a variação de concentração por unidade de tempo.
São vários os fatores que interferem na velocidade da reação, tais como temperatura, concentração, molaridade. Cada tipo de fator pode ser observado e verificado experimentalmente, de modo a determinar a margem de erro e a melhor maneira de sobrepujar estes fatores.
3. Procedimento Experimental e Discussão dos Resultados
Parte A – Estudo dos fatores que afetam a velocidade da reação
Inicialmente são transferidos 2 mL de HCL 2M para três tubos de ensaio. Em cada tubo são colocadas amostras de zinco, magnésio e alumínio em quantidades equivalentes. A primeira reação a ocorrer foi no tubo que recebeu a amostra de magnésio, a segunda foi o tubo com zinco e a terceira foi o tubo contendo alumínio.
Em seguida foram adicionados em um tubo de ensaio, 2 mL de HCL 2M e em outro 2 Ml de HCL 4M e foi repetido o processo de adicionar em cada tubo amostras de zinco, magnésio e alumínio em quantidades equivalentes. Desta vez a primeira reação a ocorrer foi no tubo que recebeu a amostra de HCL 4M e a segunda foi o tubo com HCL 2M, o que indica que a molaridade influencia na velocidade da reação.