Cinética química
Curso: Química
Disciplina: IQG120 – Química Geral Exp. II
Professor: Marco
Nomes: Jorge Junior e Gabriel Frank
Cinética Química
Introdução
A cinética química estuda a velocidade de uma reação que é influenciada pela natureza física dos reagentes, a concentração, a temperatura e a presença de catalisadores. Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto. O objetivo da prática foi analisar e observar esses fatores que afetam a velocidade de uma reação química.
Procedimento Experimental
1) Natureza dos reagentes Num béquer com uma fina camada de água destilada e 1 gota de fenolftaleína, colocou-se um pequeno pedaço de sódio metálico. Repetiu-se o experimento em outro béquer, utilizando álcool etílico no lugar de água destilada. Observou-se e comparou-se os experimentos realizados.
2) Concentração dos reagentes
Em dois tubos de ensaio, misturou-se 0,5 mL de água e uma gota de solução a 5% de Na2S2O3. Ao mesmo tempo, juntou-se a um dos tubos 5 gotas de solução de HCl 0,6 mol/L e ao outro 5 gotas de solução de HCl 6 mol/L. Observou-se e comparou-se as velocidades das reações.
3) Relógio Químico de Landolt Em um tubo de ensaio com 3 mL de água destilada, adicionou-se 3 mL de solução 0,05mol/L de Na2S2O5 e 4 gotas de solução de amido. Em outro tubo, com 4,5 mL de água destilada, juntou-se 1,5mL da solução de Na2S2O5 e 4 gotas de solução de amido. A cada tubo de ensaio foram adicionados 6 mL de solução de KIO3 0,05 mol/L