Cinética Química
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE REAÇÃO
Acadêmicos: Faustino Daniel da Silva Neto RA: 78820 Franco Leonardi 85722 Guilherme Sotoriva 82442 Lucas Francisco dos Santos 83872 Lucas Gabriel Aquatti Rosa 81714
Turma: 5261-003
Maringá, 29 de Maio de 2013
1. Introdução
Velocidade de Reação Define-se como velocidade, uma variação qualquer de um reagente ou produto com o tempo. A velocidade de uma reação química pode depender de variáveis sob nosso controle, como pressão, temperatura, presença de catalisadores. Normalmente, usa-se a velocidade como uma medida da rapidez com que o reagente é consumido ou com que o produto é produzido. A velocidade de uma reação química aumenta conforme ocorre o aumento da temperatura e/ou da [ ] do reagentes. A variação da temperatura interfere na constante de velocidade de modo que o aumento da temperatura resulta em um aumento da constante e uma diminuição da temperatura ocasiona uma diminuição da constante. Um catalisador é uma substância que também faz variar a velocidade de reação, porém ele próprio não sofre nenhuma variação química durante o processo. O catalisador diminui a energia de ativação total de certa reação química, pode ser positivo ou negativo (inibidor). Um catalisador positivo aumenta a velocidade de reação, por outro lado o inibidor diminui a velocidade da reação.
Ordem de Reação Molecularidade é o número de moléculas envolvidas na etapa determinante, ou seja, na etapa lenta de uma reação.
Ex: A