Cinética química
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA
CURSO DE GRADUÇÃO EM ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA NOTURNO
RELATÓRIO PRÁTICA DE QUÍMICA – CINÉTICA QUÍMICA E EQUILÍBRIO
OUTUBRO 2013
INTRODUÇÃO
Segundo Peruzzo e Canto (2010) a rapidez ou velocidade de uma reação é uma grandeza que indica como as quantidades de reagente e produto dessa reação variam com o passar do tempo. Alguns fatores podem influenciar na cinética das reações químicas, dentre eles, a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o uso de um catalisador, Figura 1. A concentração das soluções usadas na reação é importante pois irá influenciar nas colisões entre as moléculas. Uma colisão é considerada efetiva quando conduz à formação de produto, isto é, quanto maior a quantidade de colisões existentes, mais rápido se dará a formação do produto.
Segundo Halliday et al. (2004) temperatura é a medida da agitação das moléculas que constituem um corpo. Levando essa definição para a Química é possível perceber que quanto maior a temperatura maior a velocidade de uma reação, uma vez que as moléculas ficarão mais agitadas e se chocarão de forma mais eficiente.
Outros dois fatores que influenciam na velocidade da reação são a superfície de contato e o uso de catalisadores. Quanto maior a superfície de contato entre reagentes que possuem fases diferentes, maior será a velocidade. O uso de catalisadores é muito útil para acelerar a velocidade de uma reação química. Catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem ser efetivamente consumida no processo (PERUZZO; CANTO, 2010). Esse aumento na velocidade é devido ao abaixamento da energia de ativação.
Figura 1. Mapa conceitual Reação química. Fonte: (PERUZZO;CANTO, 2010, Adaptado)
Equilíbrio químico é a situação na qual as concentrações dos participantes da reação