cinética química
EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES
1. OBJETIVO: Avaliar a velocidade de reação entre HCl e Na2S2O3, em função da concentração dos mesmos.
2. INTRODUÇÃO: CINÉTICA QUÍMICA A cinética química é uma área da Química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que alteram esta velocidade. É possível observar que algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente. Nem toda reação química acontece no mesmo tempo. Umas demoram horas, dias, anos. Outras levam uma fração de segundo para ocorrer. As reações químicas ocorrem em velocidades diferentes, como por exemplo, o processo de digestão dos alimentos que leva algumas horas e uma explosão que é instantânea.
VELOCIDADE MÉDIA A velocidade média de uma reação química pode ser dada através da razão da variação de concentração pelo tempo de reação.
Onde:
Vm = velocidade média (mol/L/s) variação de concentração (mol/L) variação de tempo (s, min)
Durante uma reação química, a concentração dos reagentes (B) vai diminuindo, enquanto a concentração dos produtos vai aumentando (A).
Fonte: http://cesarmauriciosantos-fisqui.blogspot.com/2008_09_01_archive.html A concentração dos reagentes pode ou não chegar a zero. Se a concentração dos reagentes for diminuindo, a velocidade da reação também vai diminuindo. Quando terminar a reação, a velocidade será zero.
FONTE: http://inorgan221.iq.unesp.br/quimgeral/respostas/graph.gif
FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Temperatura A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas e portanto a velocidade da reação também aumenta.
Por este motivo,