cinética química
1. A natureza dos reagentes e produtos- Sendo todos os outros fatores iguais, algumas reações são naturalmente rápidas e outras lentas, dependendo da composição química das moléculas ou íons envolvidos.
2. Concentração de reagentes-Para duas moléculas reagirem uma com a outra elas precisam se encontrar, em uma mistura homogênea as chances disso acontecer aumenta com o aumento de suas concentrações. Nas heterogêneas, em que os reagentes estão em fases separadas, a velocidade também depende da área de contato existente entre as fases. O aumento da superfície de contato causa maior número de choques entre os reagentes e aumenta a velocidade da reação. Partículas pequenas possuem área de contato maior que uma partícula grande, então logicamente diminuindo o tamanho da partícula aumentaremos a velocidade da reação . Um exemplo disso é a queima de um tronco; cortando-se o tronco em pequenos pedaços, pode-se acender uma fogueira com mais facilidade. Moléculas se colidem com maior frequência se aumentarmos o número de moléculas reagentes.
3. O efeito da temperatura- O aumento da temperatura aumenta a agitação molecular, aumentando consequentemente o número de colisões entre os reagentes e a velocidade da reação, desse modo quase todas as reações químicas ocorrem de forma mais rápida quando suas temperaturas são elevadas.
4. A influência dos agentes externos chamados catalisadores- Os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem serem consumidos durante o curso da reação. Permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente . Isso ocorre virtualmente em todas as reações bioquímicas. A catálise pode ser: