Cintilografia inalação
A cintilografia pulmonar de ventilação/perfusão, é um exame realizado nos pulmões, com o objetivo de detectar possível obstrução, que impeça a passagem de ar ou do fluxo sanguíneo. É o principal método de avaliação da grave condição da tromboembolia pulmonar. A cintigrafia de ventilação indica as áreas do pulmão que ventilam convenientemente. Ela é feita pela inalação de marcadores radioactivos gasosos ou sob a forma de aerossóis, como isótopos de gases nobres radioactivos ou microparticulas marcadas com tecnécio. O resultado do exame vem da comparação entre as zonas frias (pouco radioactivas) da perfusão e as da ventilação.
O que é o aparelho de gama câmara e como ele funciona A câmara gama é um equipamento usado na Medicina nuclear e no PET, trata-se de um exame medico, que é usado para detectar e localizar a origem espacial de raios gama emitidos pelos radiofármacos ingeridos pelo paciente. Ela produz uma imagem dos órgãos do paciente com zonas frias que emitem poucos raios gama e zonas quentes que emitem muitos comparativamente.
Esse equipamento é constituído por um detector de raios gama, como um cristal de cintilação (de Oxiortosilicato de Lutécio, germanato de bismuto ou mais frequentemente de iodeto de sódio activado com Tálio) contido numa caixa escura, que transforma a energia de cada raio gama em muitos fotões de luz e infravermelhos (fenómeno de fluorescência). Estes são detectados com vários tubos fotomultiplicadores em redor do cristal e electrónica associada que computa as diferentes intensidades medidas. Um colimador (grelha) de chumbo é usado entre o paciente e o detector para eliminar raios gama que não tenham direcção perpendicular a ele (o que torna a imagem mais nítida). As imagens são produzidas com a ajuda de um computador integrado no equipamento.
Indicação clínica é preparo:
Estes exames são indicados para avaliação da perfusão e ventilação regionais pulmonares. Para se estabelecer um índice entre a ventilação e perfusão