069716040628
1542 palavras
7 páginas
UNIPAC - BOM DESPACHOEXERCICIO AVALIATIVO - IAMGEOLOGIA /OUTUBRO DE 2013
NOME : Janaina Lima de Melo
TURMA: Biomedicina 6º
1- O que é um radiofármaco ou radiotraçador?
Os radiofármacos são moléculas ligadas a Elementos radioativos (radioisótopos ou radionuclídeos) que são usados no diagnóstico e tratamento de seres vivos. Os radioisótopos artificiais usados nos radiofármacos são utilizados em quantidades de traços, sendo chamados de radiotraçadores ou traçadores radioativos. Eles são usados para realizar um mapeamento dos órgãos, pois eles possuem a capacidade de se transportar pelo corpo e se concentrar em determinados tecidos. Assim, eles podem ser usados para duas finalidades: diagnosticar patologias e disfunções do organismo e na terapia de doenças, particularmente no tratamento de tumores radiossensíveis.
2- Como se dá a formação da imagem em uma cintilografia óssea?
A cintilografia óssea consiste na injeção de uma pequena quantidade de material radioativo na veia do paciente, após algumas horas esse material é atraído pelo tecido ósseo que apresenta a doença. Para registrar as áreas de captação do material radioativo é utilizada uma câmera especial, que detecta a radioatividade e cria uma imagem do esqueleto. As áreas de dano ósseo aparecem como pontos quentes na imagem do esqueleto. Esses pontos podem sugerir a presença de câncer metastático. No entanto outras doenças, como por exemplo, a artrite apresenta o mesmo padrão de imagem. Para diferenciar o diagnóstico são solicitados outros exames de imagem, como radiografias simples, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A injeção é a única parte desconfortável desse exame. O material radioativo é liberado na urina e a quantidade de radioatividade utilizada é baixa, não oferecendo risco para você ou às pessoas próximas.
3- É correto afirmar que a radiografia está para a anatomia e a cintilografia para a fisiologia? Justifique sua resposta
Sim, com a cintilografia são