Cinismo
Nome: Mariáh Spada
N° 24
2º ano B
Foi um sistema filosófico grego criado por Antístenes no ano 400 a.C., mas quem se desqtacou foi Diógenes de Sínope.
Os cínicos eram filósofos que buscavam uma vida simples e serena, em harmonia com a natureza e os instintos humanos, livre das convenções sociais.
Desdenhavam os bens materiais e tudo o que fosse supérfluo para a existência.
Assim, desejavam alcançar a virtude moral; para eles a felicidade correspondia ao autodomínio e à liberdade
Segundo testemunhos, a sua origem vem da palavra grega kýon (que significa "cão"), pelo fato de Diógenes de Sinope dormir no local que era usado frequentemente como abrigo para cães, para assim demonstrar o seu desacordo com o modo de viver dos homens. Para este tipo de filosofia, a virtude é a indiferença, e para adquiri-la é preciso desvencilhar-se, desligar-se completamente da debilidade humana, dos bens materiais, da luxúria, dos prazeres, das ocupações, das convenções e elevar-se até o sobre-humano, que é um estado de simplicidade, de naturalidade. A filosofia cínica é unicamente uma escolha de vida, a escolha da liberdade total e absoluta ou da independência das necessidades inúteis, da recusa ao luxo e da vaidade presentes na vida social. Os cínicos são, também considerados os precursores do anarquismo moderno (doutrina que defendia a liberdade individual absoluta, e portanto, a ausência de um Estado hierarquizado).
Assim, estabelecia os privilégios de uma vida simples e natural cujos valores principais eram buscados no desapego às normas sociais, bens e riquezas.
Alexandre, o Grande mostrando admiração e fascínio pelo modo simples com que o filósofo Diógenes vivia.