cinesioterapia cardiovascular
O sistema cardiovascular e os músculos utilizados adaptam-se ao estimulo do treinamento ao longo do tempo,mudanças significativas podem ser medidas mesmo em intervalos curtos,como entre 10 e 12 semanas .A adaptação resulta no aumento da eficiência do sistema cardiovascular e dos músculos ativos,representando uma variedade de mudanças neurológicas,físicas e bioquímicas nos sistemas cardiovascular e muscular.
Consumo de oxigênio pelo miocárdio
A habilidade de suprir o miocárdio com oxigênio depende do conteúdo de oxigênio arterial(substrato sanguíneo),da dissociação de oxigênio da hemoglobina e do fluxo sanguíneo coronário,que é determinado pela pressão diastólica da aorta,da duração da diástole,da resistência das artérias coronárias e da circulação colateral.
Como o músculo do miocárdio extrai 70% a 75% do oxigênio do sangue durante o repouso,sua principal fonte de suprimento durante o exercício é um aumento no fluxo sanguíneo das coronárias.
Resposta cardiovascular ao exercício
A resposta do SNC inclui vasoconstrição periférica generalizada nos músculos que não estão se exercitando,aumento da contratilidade do miocárdio,aumento da frequência cardíaca e aumento da pressão arterial sistólica.Isso resulta em um aumento acentuado e em redistribuição do débito cardíaco,o grau de resposta equivale à massa muscular envolvida e à intensidade do exercício.
Efeitos cardíacos
A frequência de despolarização do nodo sinoatrial aumenta,assim como a frequência cardíaca. ocorre uma diminuição nos estímulos vagais e um aumento na estimulação do SNS ocorre um aumento no desenvolvimento de força das fibras musculares cardíacas.Uma resposta inotrópica direta do SNS aumenta a contratilidade do miocárdio.
Aumento do débito cardíaco
O débito cardíaco aumenta em decorrência de aumento da contratilidade do miocárdio,com um aumento resultante no volume sistólico; aumento da frequência cardíaca; aumento da constrição dos vasos de