Cinesiologia
Cadeia Cinética Fechada
Cadeia Cinética Aberta
Contração Isotônica
Contração Isométrica
Helder Celestino
ITABUNA-BA
2012
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Pesquisa elaborada por Helder
Celestino do 3° semestre de Educação Física licenciatura a pedido da docente Renata Dantas para obtenção de créditos.
ITABUNA-BA
2012
Cinesiologia e Biomecânica
Cadeia Cinética
- É definida como uma montagem de elos e articulações interconectadas de uma forma que possibilitem um movimento controlado em resposta a um movimento fornecido como estímulo. Na década de 70, para ser mais preciso, desde 1973, associa-se o conceito de cadeia cinética com a biomecânica, afirmando-se que o corpo humano pode ser visto como um sistema de elos rígidos interconectados por articulações.
- Cadeia Cinética Fechada
Um movimento em CCF é definido como aquele nas quais as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre. Assim compreendemos que os exercícios da CCF são aqueles em que as mãos (quando o movimento é das mãos) ou os pés (quando o movimento é dos pés) estão fixos e não se podem mexer. Por exemplo, o agachamento é um exercício de cadeia cinética fechada porque os pés permanecem em contato com o chão enquanto os músculos do quadríceps fazem o trabalho. Os exercícios da CCF são, normalmente, considerados mais seguros e mais funcionais do que os CCA.
- Cadeia Cinética Aberta
Um movimento em CCA é definido como aquele que ocorre quando o segmento distal de uma extremidade move-se livremente no espaço, resultando no movimento isolado de uma