Capitulo 4 – antropometria: medidas
Homens e mulheres diferenciam-se entre si desde o nascimento. Na fase adulta os homens apresentam os ombros mais largos, com as bacias relativamente estreitas, as cabeças são maiores, os braços mais longos e os pés e mãos maiores. A mulher tem ombros relativamente estreitos e tórax menores e mais arredondados, com as bacias mais largas.
Há uma diferença significativa da proporção musculo/gordura. O homem tem proporcionalmente mais músculos do que gordura. Além disso, a localização da gordura também é diferenciada.
2- Como ocorrem as mudanças intra-individuais?
As variações intra-individuais são aquelas que ocorrem durante a vida de uma pessoa. Há uma alteração do tamanho, proporções corporais, forma e peso.
3- Quais são as principais variações étnicas das medidas antropométricas?
Diversos estudos antropométrico, realizados durante varias décadas, comprovam a influencia da etnia nas variações das medidas antropométricas. As variações extremas são encontradas na África. Os povos de maiores e menores estaturas se encontram no país.
4- Quais as principais variações genéticas das medidas antropométricas?
Ectomorfo: Tipo físico de formas alongadas. Tem corpo e membros longos e finos, com um mínimo de gorduras e músculos.
Mesomorfo: Tipo físico musculoso, de formas angulosas. Possui pouca gordura subcutânea.
Endomorfo: tipo físico de formas arredondadas e macias, com grandes depósitos de gorduras.
5- Como ocorrem as variações seculares das medidas antropométricas?
As variações seculares estudam as mudanças antropométricas ocorridas a longo prazo, abrangendo diversas gerações. O ser humano tem aumentado de peso e dimensões corporais ao longo dos últimos séculos. Isso seria explicado pela melhoria da alimentação, saneamento, abolição do trabalho infantil e adoção de hábitos mais salutares, como as praticas desportivas.
6- Quais