CINESIOLOGIA DA GINASTICA ARTISTICA ARGOLA
Praticada desde a Antigüidade, a ginástica artística ganhou sua forma moderna pelas mãos do professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, que formulou regras e aparelhos, e abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim, em 1811.
Na ginástica artística, a competição pode ser individual ou por equipes, sendo aberta a homens, que disputam seis provas (salto, cavalo, argolas, barra fixa, paralelas e solo); e mulheres, que disputam quatro provas (salto, trave, paralelas e solo).
O objetivo é conseguir a melhor nota na avaliação dos juízes, que avaliam o grau de dificuldade dos movimentos e a execução. Para obter pontos extras, o ginasta deve acrescentar outros elementos além daqueles obrigatórios para todos os aparelhos.
Consiste em manter o corpo paralelo ao chão e manter essa posição estática por 3s
• Fase neutra: flexores superficiais e profundos do polegar e dos dedos (bíceps, abdome, adutores da coxa, pantirulha)
•
• Isometria fase3: peitotal maior, deltoide anterior e coraco braquial, tríceps, grande dorsal e paavertebrais, glúteo máximo e isquiotibiais, quadríceps e panturrilha.
A prova consiste em uma série de exercícios de força, equilíbrio e balanço durante as acrobacias1 . O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia4 , tais como:
* Movimentos de baixo para cima;
* Movimentos estáticos;
* Acrobacias (altas e completas);
* Saltos no desmonte;
* Entrada estática no aparelho (com a ajuda do técnico, o ginasta inicia sua rotina com os braços esticados e o corpo totalmente ereto, como compeltando o comprimento das argolas).
O ginasta será descontado caso:
* Desligue-se do aparelho;
* Balance a fita que prende as argolas à haste de sustentação;
* Use força invés de impulso nas acrobacias;
* Não defina um movimento estático (ou seja, não mantenha o tempo mínimo de dois segundos);
* Não mantenha a postura angular dos ombros durante sua apresentação.