cinesiologia / anatomia
Cinesiologia (do grego antigo κίνησις, translit. kínēsis, 'movimento'; e λόγος, translit. logos, 'palavra, discurso') é a ciência que tem como objetivo a análise dos movimentos. De forma mais específica, estuda os movimentos do corpo humano.
Os profissionais de educação física, reabilitação psicomotora, terapia ocupacional e fisioterapia estudam a cinesiologia para entender os músculos e ligamentos e como estes se movimentam.
A finalidade da cinesiologia é compreender as forças que actuam sobre um objecto ou sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir o movimento humano e modificá-lo.
Anatomia (do latim tardio anatomia) é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.1
Alguns autores usaram este termo incluindo na anatomia igualmente o estudo das funções vitais (respiração, digestão, circulação sanguínea, mecanismos de defesa, etc) para que o organismo viva em equilíbrio (homeostase) com o meio ambiente. Segundo esta definição, mais lata, a anatomia é de certa forma o equivalente à morfofisiologia (do grego morphe, forma + logos, razão, estudo).
A anatomia humana (ver abaixo),2 a anatomia vegetal3 e a anatomia comparada4 são especializações da anatomia. Na anatomia comparada faz-se o estudo comparativo da estrutura de diferentes animais (ou plantas) com o objetivo de verificar as relações entre eles, o que pode elucidar sobre aspectos da sua evolução.