Cinemática
Deslocamento angular
Velocidade angular
Aceleração angular
Função horária da posição angular no movimento circular uniforme
Função horária da velocidade angular
Função horária da posição angular
Equação de Torricelli para movimento circular
Aceleração centrípeta
Cinemática Angular Nesta parte de estudos, veremos um pouco sobre deslocamento angular. Vamos supor que haja um ponto A e um ponto B sobre um círculo cujo centro é o ponto Z. Vamos pensar que esse circulo girou, logo podemos notar que houve o seguinte deslocamento:
Deslocamento Angular dos pontos A e B Podemos notar que a distância percorrida por B é maior que a distância que A percorreu, mas o deslocamento angular dos dois foi o mesmo: 90°, já que o ângulo é equivalente às duas distâncias percorridas.
Deslocamento e velocidade angular Vamos pensar em um corpo que se move em uma circunferência cujo raio mede K, vamos supor que em um certo período de tempo Δt esse ponto se desloque do sítio R ao sítio S, fazendo assim um arco RS, cuja distância é Δs. Sendo Δθ (delta theta) o ângulo central da circunferência, que corresponde ao Δs, dizemos que Δθ é o deslocamento angular do corpo durante o período de tempo Δt.
De acordo com a geometria plana, se Δθ for expresso em radianos, teremos:
Δs=Δθ.R.
EXEMPLO:
1. Sobre uma circunferência de raio K=60 cm, uma partícula percorre o arco RS, que corresponde à um ângulo central deΔθ=60°. Para calcular o comprimento do arco RS, lembremos que:
180° = Π radianos → 180° = Πrad Entâo: 180°_____ Πrad 60°_____ X X.180 = 60.Πrad 180X = 60.Πrad X = (60.Πrad)/180 X = Π/3.rad Portanto, com Δθ em rad, temos:
Δs = Π/3.60
Δs = 60Π/3
Δs = 20Π cm. ou Δs = 20.3,14 Δs = 2,8
2. Se uma partícula percorre o arco