Psicologia Socio Histórica
A identidade refere-se a organização que o sujeito faz sobre si mesmo, o que faz e o que vive faz alguém alcançar sua identidade diante da sociedade e de si próprio. A identidade de um ser muda de acordo com suas atitudes, de acordo com o mundo social que vive, é uma metamorfose ambulante, muda-se de acordo com opiniões sobre situações e ações na sociedade. A linguagem é a melhor forma para nos expressar com a sociedade e formar opiniões sobre ele, e assim construir nossa consciência, é onde cada um se humaniza e se individualiza de acordo com as informações e opiniões formadas.
A afetividade vem com as relações sociais que é muito importante porque a partir daí conseguimos vínculos que nos permitem experiências para formar nossa identidade, consciência e linguagem. O sentido é algo muito pessoal em que o individuo estabelece quando vivencia experiências com vínculos, onde cada um atua e se expressa de acordo com o que pensa ou com o que a consciência acha correto.
Cada categoria dessas mostra como o ser humano a tua sobre o mundo e como o mundo atua sobre ele. Modificando-o e vice-versa. Vivenciar situações na sociedade é a melhor forma de formar identidade, sentir é a melhor forma de criar consciencia, e ter relações sociais é a melhor forma de criar afetividade, o ser-humano muda o tempo todo, opiniões diferentes são formadas todos os dias e assim o mundo se transforma