Cinemática enzimática
Toda reação que envolve ácido e base é nomeada “reação de neutralização”. De acordo com a teoria de Arrhenius, ácidos são compostos que em água liberam prótons H+, enquanto a base libera OH-, uma hidroxila.
H+ + OH- → H2O
A neutralização, nada mais é do que se obter água e sal através de um ácido e uma base. Os sais resultantes da neutralização completa possuem um caráter neutro, pois a quantidade de H+ liberados pelo ácido e OH- liberados pela base equivalem-se, ou seja, ácido e base possuem a mesma força. A neutralização parcial ocorre quando a quantidade de íons hidroxila e hidrogênio dissociável não são proporcionais, o que resulta na “sobra” de um após a obtenção de água. Pode ocorrer entre ácido forte e base fraca ou entre acido fraco e base forte.
Exemplos de neutralização total:
HCl + NaOH → H2O + NaCl
Ácido + Base = Água + Sal Básico
O Ácido Clorídrico possui apenas um H+ e o hidróxido de sódio, um único OH-. Por isso, a neutralização pode ser feita diretamente. Como resultado, teremos uma molécula de água, mais uma molécula de Cloreto de sódio.
2HCl + Mg (OH)2 → H2O + MgCl2
Ácido + Base = Água + Sal Básico
Quando um Ácido Clorídrico (2H+) reage com um hidróxido de magnésio (2H-), o resultado será duas moléculas de água e uma molécula de cloreto de magnésio.
Exemplos de neutralização parcial:
H3PO4 + NaOH → H2O + NaH2PO4
Ácido + Base = Água + Sal ácido
Quando um ácido fosfórico (Ácido forte) e um hidróxido de sódio (Base fraca) reagem, existe 3 H+ e apenas um OH-, ou seja, nem todos os hidrogênios são neutralizados, o que faz o meio ficar ácido.
HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl
Ácido + Base = Água + Sal Básico
O ácido clorídrico é m ácido fraco, que ao reagir com o hidróxido de magnésio (Base forte), obteremos como resultado uma molécula de água e um sal básico, o que faz com que o meio