cinematica
1º) Uma roda de 30 cm de raio possui oito raios. Ela está montada em um eixo fixo e gira à razão de 2,5 rev/s. Você deseja atirar uma flecha de 24 cm de comprimento através da roda, paralelamente ao seu eixo, sem tocar seus raios. Admita que tanto a flecha como os raios são muito finos; veja a Fig. 14. (a) Qual é a velocidade mínima que a flecha pode ter? (b) É importante o ponto, entre o eixo e a borda da roda, que você mira? Em caso afirmativo, qual a melhor localização?
2º) Um disco gira em uma eletrola a 33 RPM. Qual a velocidade linear de um ponto do disco sob a agulha (a) no começo e (b) no fim do disco? Nestas duas posições, as distâncias da agulha ao eixo de rotação são 15 cm e 7 cm, respectivamente.
3º) A roda A, de raio rA = 10 cm, é acoplada por uma correia, B, à roda C, de raio rC = 25 cm, como mostra a figura. A roda A desenvolve, a partir do repouso, uma velocidade angular à taxa uniforme de π/2 radڄs ‐1. Determine o tempo para a roda C atingir a velocidade angular de 100 RPM, supondo que a correia não deslize.
RESPOSTAS
1º)
(a) A condição mínima para que a flecha consiga passar pela roda é que o tempo para a flecha percorrer seu próprio comprimento (l), tf, deve ser igual ao tempo requerido para a roda percorrer 1/8 de sua circunferência, tr: frtt= (b) A distância que a flecha passa pela roda medida a partir do centro não é importante. Embora o espaço disponível para a flecha passar próxima ao centro seja menor, a velocidade tangencial da roda nessa região também é proporcionalmente menor.
2º) (a)
(b)
3º)
Assim teremos:
4º)
Determinamos a aceleração angular do movimento.
Determinar a velocidade angular no instante 2min.
O volante perde 10% de sua velocidade por minuto.
4º) Um volante pesado, girando em torno de seu eixo, perde velocidade devido ao atrito nos mancais. Ao final do