Cinematica dos fluidos
3.1 - Regimes ou Movimentos Variado e Permanente:
Regime Permanente é aquele em que todas as propriedades do fluido (sistema) são invariáveis em cada ponto, com o passar do tempo, mas podem variar de ponto para ponto.
Q1
Q2
Q1 = Q2, portanto em cada ponto velocidade, pressão, massa específica são sempre os mesmos em cada ponto, porém existe diferenças entre os pontos (Pressão-Stevin)
Caso a vazão Q1≠Q2 ou sofram alterações, o regime passa a sofrer alterações velocidade, pressão, etc. ... Sendo caracterizado como Regime Variado (Transiente).
1
Quando um reservatório tem grandes dimensões (Represa), e o nível pela sua área não varia significativamente, pode-se considerar como regime permanente (Nível Contante-NC
Fig-a)
Porém se o nível sofre alteração significativa, esse é considerado como REGIME VARIADO, causando impacto em quase todas as variáveis ou características do fluído.
Outra forma do nível ser constante é através de um sistema de controle de nível, que é muito comum em vários processos, evitando que o nível de fluido fique abaixo de um limite mínimo de segurança operacional (ex.: caixa d’água residencial).
2
3.2 – Escoamento Laminar ou Turbulento:
Experiência de Reynolds:
Reynolds montou o esquema abaixo para variar a condição de escoamento do fluido através da alteração da velocidade do mesmo, acompanhando essas pela dinâmica do filete de corante que acompanha o fluxo do sistema.
1º CASO: Pouca velocidade e as partículas viajam praticamente sem agitação, onde não existe transferência de massa entre o corante e a água, fazendo o filete ser contínuo;
2º CASO: Muita velocidade e as partículas viajam em todas as direções da tubulação, existe grande transferência de massa devido a agitação, fazendo com que o filete desapareça.
3
Escoamento Laminar: Quando as partículas se deslocam em lâminas individualizadas, sem troca de massa entre elas;
Escoamento Turbulento: Quando as