Cinema
"As Senhoritas de Avignon" Pablo Picasso, 1907
“Ele despreza as formas, reduz tudo a esquemas geométricos, a cubos”, derivando daí à denominação Cubismo. O Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas (como esferas, cones e cilindros) ao mesmo tempo em que revelava um objeto em seus múltiplos ângulos. A pintura cubista surgiu em 1907 e conheceu seu declínio com a Primeira Guerra, terminando em 1914.
O pintor espanhol Pablo Picasso é considerado como o gênio do Cubismo, e seu nome se transformou em ícone do movimento cubista.
Características do Cubismo:
· utilização das formas geométricas para representar as figuras, não se obedecendo os princípios clássicos de representação dos objetos tais como são vistos;
· destruição da harmonia das cores e formas;
· decomposição das figuras ao extremo, abandonando a aparência real das coisas;
· apresentação dos objetos com todas as suas partes num mesmo plano;
· a preocupação não é o que se representa, mas como se representa;
· o objeto pintado é fruto de uma decomposição e de uma recomposição do objeto feita pelo artista
FUTURISMO
"Dança do Mar" Gino Severini, 1914
O Futurismo movimento de artistas italianos, deve ser considerado o primeiro movimento artístico tipicamente de vanguarda, embora tenha surgido um pouco depois do Cubismo.O primeiro manifesto do movimento foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, em Paris no "Le Figaro" e não na Itália, assinado por Filippo Tommaso Marinetti (1876/1944); apresentava como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel e da velocidade. Período 1909 a 1914.
Características do Futurismo:
· Precedência da teoria sobre a prática e pretensão de ser "moderno", com exclusividade da expressão mais avançada da arte do seu tempo, características que, também, marcaram outros movimentos de vanguarda.
· Expressão do dinamismo, ponto essencial da