cinema
‘“ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DANIEL COMBONI”
DISCIPLINA: ARTE
PROFESSORA: SUELI SOARES DOS SANTOS DE JESUS
CONTEÚDO: CINEMA
TURMA: 6º ANO
COMPETÊNCIA
-Experimentar a sensação de estar em um local aconchegante no qual as sensações diante da apresentação do filme realmente marquem as crianças como experiencias gratificantes vividas por elas.
HABILIDADES
Apresentar a linguagem cinematográfica para além do entretenimento.
Trabalhar com a técnica de animação do stop motion através dos dispositivos ópticos para apresentar os “bastidores” da produção do cinema.
Perceber as novas reações com a apreciação do filme após o entendimento, mesmo que primário, da imagem em movimento.
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Introduzir a aula conversando sobre a imagem parada e a imagem em movimento. Incitá-los a questionarem e pensarem a respeito de como aquela imagem inicialmente estática assumiu outras formas e velocidades em um filme. Pode-se escolher um filminho indicado na bibliogafia, por exemplo, que usa o stop motion com a massinha de modelar. Ao mesmo tempo que tem temáticas interessantes e incitantes, são curtos e fáceis de utilizar.
2ª ETAPA
Iniciar uma discussão sobre as fotografias, visando trabalhar a ideia de captar um momento, uma imagem. E em seguida explicar a possibilidade de se reunir essas fotografias com as alterações de movimentos dos personagens, sequnciando-as e produzindo movimento a elas. Pode-se demonstrar isso com pequenas sequencias de desenhos em um bloquinho, que ao passar as páginas rápido, produz o movimento.
Após essa análise inicial, confeccionar com as crianças um taumatroscópio (dispositivo optico meânico apresentado enteriormente). Com esse instrumento, trabalhar a ideia da persistência da visão, apresentado, mesmo que superficialmente, uma explicação sobre a ilusão do movimento. Mostrar que quando não aceleramos as imagens, elas permanecem estáticas.
Por último, falar sobre as diversas possibilidades de se