eng. quimica
TERMODINÂMICA
Prof. Artur Magalhães
EXPERIMENTOS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS
Mogi Guaçu,
2014.
EXPERIMENTO 1
Diferença de pressão. Acendendo o fósforo dentro da garrafa estamos consumindo o oxigênio ali presente queimando então todo ar que existe no meio, quando isso acontece o ovo que esta na boca da garrafa é forçado a entrar por conta da força de fora, essa força nada mais é que a pressão da atmosfera, quando o ar é consumido o ovo é sugado para dentro porque a pressão de fora precisa compensar a pressão de dentro, logo, o ovo é rapidamente sugado para dentro da garrafa.
EXPERIMENTO 2
Ao puxarmos o embolo da seringa apanhando a agua a 97ºC ela já esta em quase ponto de ebulição, quando a agua esta dentro do embolo ela ainda não esta borbulhando nem evaporando. Para o “efeito” acontecer é necessário que se tampe uma extremidade da seringa com dedo e com a outra mão puxar o embolo como se estivesse sugando a agua, ao se fazer isso a agua começa borbulhar; Isso acontece por conta da ausência de pressão dentro da seringa, quando o embolo é puxado a pressão dentro da seringa é diminuída e quando isso acontece as partículas aquecidas tem mais espaço para se movimentar tornando a ebulição dela mais facil, esse processo ocorre em grandes altitudes onde a pressão é menor e a ebulição da agua ocorre mais facilmente.
EXPERIMENTO 3
Durante o aquecimento da água dentro da latinha de alumínio, a temperatura desta sobe até aos 100 ºC (ebulição), assim, com o aumento da temperatura, há uma maior agitação térmica das moléculas e a pressão dentro da lata aumenta.
Ao inverter a latinha, o líquido que estava no fundo passa a ocupar todo o espaço não deixando que o vapor de água se escape. Isso pode ser explicado pela diferença de densidade (vapor e água líquida).
Quando a lata é colocada na água gelada, o vapor volta a ficar líquido (condensação), ocupando menos volume e diminuindo a