cinema nacional
Em 2003, o cinema nacional viveu o auge de um ciclo de sucesso iniciado nos anos 90, com a implementação de uma política de fomento ao desenvolvimento do audiovisual, ancorada em incentivos fiscais estabelecidos pelas leis n.ºs 8.313/1991
(Lei Rouanet) e 8.685/1993 e revigorada em 2001 com a publicação da Medida
Provisória n.º 2.228, que criou a Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Em 2003,
29 filmes nacionais foram lançados no circuito exibidor e vistos por quase 22 milhões de espectadores, o que gerou uma receita de US$ 50 milhões e a conquista de 21% do mercado interno.
Sérgio Sá Leitão e Manoel Rangel. Internet: (com adaptações).
Considerando as informações acima, elabore um texto dissertativo acerca das razões estruturais e contextuais que levaram à recuperação do cinema brasileiro, apenas uma década após o fracasso de 1992, ano em que foram lançados somente três filmes nacionais, vistos por 36.000 pessoas (0,05% do mercado interno). Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
*trajetória recente do setor;
*leis de fomento ao desenvolvimento do audiovisual;
*fatores que ajudam a explicar o sucesso de 2003;
*sintonia entre a oferta de filmes e a demanda objetiva e subjetiva do público
Já o tema a seguir pode ser feito no velho esquema : INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO:
O Desenvolvimento Sustentável busca suprir as demandas do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades. É aquele que procura no presente preencher as lacunas econômicas, sociais, ambientais, políticas (no que tange a transparência e participação), além dos direitos humanos – inclusive o direito a um meio ambiente limpo e seguro – buscando-se conjuntamente a conservação destes para as gerações futuras.
Para o direito, a cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir nos destinos do Estado, participando de modo direto ou indireto na