cinco s
5s
Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke
Hortolândia
2014
Escola Técnica Estadual de Hortolândia
Gabriela Aparecida de Passos
09
5s
Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke
Trabalho realizado sob a orientação do Professor Alex, do componente curricular Tecnologia em Ambiente Administrativo, apresentado ao Centro Paula Souza na Escola Técnica Estadual de Hortolândia, como requisito para avaliação didática.
Hortolândia
2014
Introdução
Este trabalho tem como objetivo trazer conhecimento e mostrar o que é a prática do 5s, seu conceito e origem, conhecer dicas de como esse sistema de qualidade possa ser implantado e também quais os benefícios adquiridos se tal programa educacional e qualitativo for realizado dentro da empresa. Após compreender o significado das cinco palavras japonesas você verá também uma comparação com os sensos e o corpo humano. Boa leitura!
Sumário
1 Origens Não há uma convergência de informações sobre a real origem do 5s. Alguns autores citam que foi criado pelo saudoso Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês e principal pregador dos conceitos de qualidade total naquele país. Esta referência deve-se ao fato ter sido o Professor Ishikawa o responsável pela criação do CCQ - Círculo de Controle da Qualidade, cujo princípio era popularizar os conceitos de estatística aplicada à qualidade, através de grupos de trabalhos compostos por funcionários de níveis operacionais. Porém, não existe nenhuma citação nos seus próprios livros sobre esta suposta referência. O que se sabe é que o 5s foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade. Isto ocorreu no início da década de 50, momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda