Cinco pontos da nova arquitetura
Le Corbusier 3
Vers une Architecture 4
Os Cinco Pontos da Nova Arquitetura. 5
Construção sobre pilotis. 5
Terraço-jardim. 5
Planta livre da estrutura 5
Fachada livre da estrutura 5
Janela em fita 5
Entre seus projetos mais famosos se encontram 7
Villa Savoye. 7
Unidades de Habitação 7
Conjunto de edifícios-sede da Organização das Nações Unidas 7
Palácio da Assembleia em Chandigarh. 7
Chapelle Notre-Dame-du-Haut 8
Bibliografia. 9
Le Corbusier
Charles-Edouard Jeanneret, conhecido por Le Corbusier, nasceu a 6 de Outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça, mas viveu a maior parte da sua vida em França. Filho de Georges Edouard Jeanneret, gravador de relógio, e de Marie Charlotte Amelie Jeanneret Perret, musicista, Corbusier levou para suas obras a essência calvinista de sua família que sempre deixou bem acentuado a divisão entre o bem e o mal.
Precocemente mostrou um grande talento para o desenho, de modo que aos 14 anos foi colocado na Escola de Arte de La Chaux-de-Fonds, escola fundada no século XIX, em especial para a formação de gravadores e trabalhadores da indústria de relógios. O papel de seu professores L’Eplattenier foi especialmente importante, pois, foi ele o mestre de Corbusier que ajudou em sua evolução e no seu interesse pela arquitetura. Para o seu estímulo e encorajamento frequentou cursos da nova seção da escola dedicada à pintura mural e escultura.
Com apenas 18 anos, pediram-lhe que construísse uma casa para um membro do comitê da direção da Escola de Arte. Com os seus honorários, Charles-Edouard Jeanneret começou um percurso que o levou para a Itália, para Budapeste e Viena, onde conheceu, entre outros, Josef Hoffmann que no momento era o diretor das Oficinas de Arte de Viena.
Em fevereiro 1908, contando com seus 21 anos, o rapaz foi pela primeira vez à Paris, onde passou uma longa temporada. Conheceu alí Auguste