cimento
CIMENTO
Alisson Souza da Silva.
MACEIÓ, 20 de Agosto de 2014.
Curso de Engenharia Civil
CIMENTO
MACEIÓ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO _________________________________________________________ 03
DESENVOLVIMENTO __________________________________________________ 04
CONCLUSÕES _________________________________________________________ 13
BIBLIOGRAFIA ________________________________________________________ 13
INTRODUÇÃO
O cimento é o mais importante material de construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, a diversos tipos de produtos acabados, como telhas de fibrocimento, pré-moldados, caixas d’água e outros.
A produção de cimento depende principalmente dos produtos minerais como calcário, argila e gipso, e da disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia elétrica. A disponibilidade de matéria-prima não é determinante de vantagens competitivas, por serem estes insumos abundantes a nível mundial. A tecnologia, que é amplamente difundida no mundo, apresenta uma evolução bastante lenta, não tendo havido alterações relevantes no processo de produção nas últimas duas décadas.
O concreto é um material de construção que se obtém misturando-se um aglomerante hidráulico com materiais inertes e com água. Os materiais inertes, também chamados de agregados, podem ser ou naturais ou artificiais e são classificados, de acordo com as dimensões de seus elementos, em graúdos e miúdos. A pedra britada e o pedregulho são ditos agregados graúdos, sendo a primeira artificial e o segundo natural. A areia e o pedrisco (pó de pedra) são agregados considerados miúdos, sendo a primeira natural e o segundo artificial.
O aglomerante hidráulico comumente empregado entre nós é o cimento portland.
Cimento
O termo