órgãos das plantas e suas funções
- Raiz: Desenvolve-se a partir da radícula do embrião, na maioria dos casos é destituída de clorofila e nunca possui folhas. Essencialmente mecânica e fisiológica, serve como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Algumas vezes a raiz também pode assumir função de reserva.
- Caule: O caule juntamente com as folhas e a raiz compõe a parte vegetativa das plantas, ou seja, aquela que não está envolvida na reprodução. É o órgão condutor de água e solutos ao longo da planta (tanto seiva bruta como elaborada) e também é o órgão que sustenta a copa das árvores. Possui gemadas (apical e axilar), de onde crescem os nós, ramos, flores e folhas. O meristema é o tecido responsável pelo crescimento do caule.
- Folha: As folhas são os órgãos das plantas especializados na captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese e a respiração por meio dos ostíolos. Tirando algumas exceções, as folhas tendem a maximizar a superfície em relação ao volume, aumentando a área da planta exposta a luz.
- Flores: A função de uma flor é a de mediar à união dos esporos masculinos (micrósporo) e a do feminino (megásporo) num processo denominado polinização. Muitas flores dependem do vento para transportar o pólen entre as flores da mesma espécie, outras dependem dos animais (especialmente insetos) para realizar esse feito.
- Frutos: A função primordial do fruto é a proteção da semente em desenvolvimento. Há frutos que secam e abrem-se na maturação, simplesmente liberando as sementes sobre o solo. Outros ao se abrir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes distancias. Dividem-se em três camadas: Epicarpo (camada externa, normalmente uma camada membranácea a e fibrosa); Mesocarpo (imediatamente abaixo do epicarpo, suculenta, que pode ou não armazenar substancias de