Cimento
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ÂNGELA MACHADO RIBEIRO
MAYARA NURNBERG
PRISCILA BROLEZI
RAQUEL NAZARIO DA ROSA
SARAH BRULINGER PAVEI
CIMENTO PORTLAND
CRICIÚMA, JULHO DE 2014
UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
ÂNGELA MACHADO RIBEIRO
MAYARA NURNBERG
PRISCILA BROLEZI
RAQUEL NAZARIO DA ROSA
SARAH BRULINGER PAVEI
CIMENTO PORTLAND
Trabalho apresentado a Professora Josiane da Rocha Silvano das Neves, para aprovação parcial na Disciplina de Ciências dos Materiais, no curso de Engenharia Civil, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
CRICIÚMA, JULHO DE 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O cimento Portland é um dos mais importantes materiais de construção e altamente empregado pela humanidade.
Por definição CIMENTO, é um “aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer Portland, gesso e adições normalizadas finamente moídos ”.
Aglomerante é porque tem a propriedade de unir outros materiais.
Hidráulico porque reage (hidrata) ao se misturar com água e depois de endurecido ganha características de rocha artificial, mantendo suas propriedades, principalmente se permanecer imerso em água por aproximadamente sete dias.
A combinação do cimento com materiais de diferentes naturezas como areia, pedra, cal, aditivo e outros, origina a formação das pastas, argamassas e concretos.
2 FABRICAÇÃO DO CIMENTO
Sua fabricação é de acordo com as especificações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O cimento depende para sua fabricação, principalmente, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso. Durante o processo de fabricação, os materiais são analisados por diversas vezes, de forma a alcançar a composição química desejada. A fabricação do cimento envolve as seguintes operações:
2.1 DOSAGEM,