Cimento
O cimento pode ser considerado o mais importante material de construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, a diversos tipos de produtos acabados, como telhas de fibrocimento, pré-moldados, caixas d’água e outros. Ele é o material básico para a fabricação do concreto, o material mais consumido do mundo depois da água.
Como definição tem-se que o cimento é um “aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer portland, gesso e adições normalizados que são moídos”.
É um produto homogêneo e com processo de produção, que é parecido em todo o mundo, em evolução visando maior produtividade e redução de custos.
Processo de fabricação
As matérias primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila, por meio de detonação ou raspagem, utilizando maquinas, quando se trata de rochas e xistos, por escavação, segundo a técnica usual de movimentação de terras. Quando esta matéria é rochosa, é submetida a uma operação de beneficiamento com o propósito de reduzir o material á tamanhos de grão conveniente à composição química das matérias primas, esse procedimento é a britagem.
Logo em seguida, essas materiais-primas são transportadas para a fábrica onde são armazenadas em silos verticais ou em armazéns horizontais.
As matérias primas são dosificadas considerando a qualidade do produto a ser obtido. Essa dosagem é pré-estabelecida com base em parâmetros químicos, normalmente sendo de 75-80% de calcário e de 20-25% de argila.
Depois de definida as proporções, as matérias primas retornam a seus locais de armazenamento e levadas para moinhos, onde são triturados ate se obter o chamado “cru”. O cru, com dosagem e finura devidamente adequada, deve ter a sua homogeneização assegurada para uma perfeira combinação dos elementos que formaram o